A carregar

Produce.Together

Produtividade competitiva

  1. Produtividade competitiva


O propósito deste campo de ação é garantir a competitividade dos custos de fábrica através da excelência operacional nas áreas diretas e indiretas e de iniciativas no âmbito da capacidade de produção, do sistema de produção da Volkswagen, de iniciativas da engenharia industrial e otimização de custos logísticos.

1,2,3
1.
This is a disclaimer.

Margarida Silva, mentora do campo de ação, diretora da área de engenharia industrial e sistema de produção

3.

Ana Martins, líder de projeto, especialista de engenharia industrial e sistema de produção

One Model Rebalance

A nossa linha da montagem ainda produz o T-Roc e o MPV. São modelos muito distintos com diferenças significativas ao nível do conteúdo de montagem, processos, carga e tempos de trabalho.


Olhando para o futuro e antevendo o final de produção do MPV é preciso redesenhar o funcionamento da linha para maximizar o potencial da produção com um modelo único, numa única plataforma. A produção de um modelo único reduz a complexidade e assimetrias e vai permitir rever os conteúdos de cada estação de trabalho para se atingir uma linha de montagem com mais fluidez, agregação de valor e melhores condições ergonómicas. Para conseguirmos isto, contamos com a participação de uma equipa multidisciplinar que inclui não só os elementos da Produção, Processo, Engenharia Industrial, Ergonomia & Planeamento, responsáveis pelas as zonas A, B, E, F & H, como também alguns Team Leaders e operadores das URQ em análise, cuja experiência e ideias têm sido uma grande mais valia em garantir que o redesenho de cada posto de trabalho reúne as melhores condições para os nossos colaboradores.

Esta equipa, que reúne todos os dias na Sala Portugal desde março e continuará até final do novembro, tem objetivos muitos claros: definir e implementar soluções e conceitos “lean” para reduzir os desperdícios de cada posto de trabalho, melhorar as condições ergonómicas de modo a reduzir a pontuação ergonómica acima dos 42 pontos em 33% do número atual de postos de trabalho e otimizar a preparação e abastecimento logístico das peças à linha.