A carregar

Produce.Together

Transformação digital

  1. Transformação digital

Este é o novo campo de ação do programa estratégico da produção e logística da marca Volkswagen cuja proposta é a transformação através da digitalização para uma produção cada vez mais inteligente.

A plataforma de digitalização da produção e logística da marca promove transparência e troca de ideias, pois as soluções para a marca são desenvolvidas sob a responsabilidade de cada fábrica. A casa-mãe, em Wolfsburg, facilita os sistemas e plataformas necessários para promover um trabalho cada vez mais conectado, em rede e digital. Os principais projetos deste campo de ação preveem a expansão de casos de estudo, o desenvolvimento da produção inteligente do futuro e o financiamento e implementação das respetivas ideias.

Thomas Mehringer, mentor do campo de ação, diretor da área de qualidade

2.

Francisco Benavente, líder de projeto

Inventário automático com drone 

7
7.

Rita Faustino, especialista de material handling (Logística)

 

 

Com o objetivo de melhorar a integridade e automação do processo de inventário das peças no armazém logístico da montagem, esta atividade passará a ser realizada através de um drone. O arranque do projeto está planeado para o final de agosto deste ano.

O drone voa autonomamente quando está a fazer a verificação de stock de embalagens e precisa da intervenção de um operador para comandar apenas a descolagem, aterragem, desvios de trajetória e troca de bateria. É um voo semiautónomo.

Com este novo sistema é feita uma verificação de stock de embalagens com o drone através da etiqueta da mesma e uma comparação com os dados de stock de embalagens existentes no sistema, permitindo um autodiagnóstico de possíveis discrepâncias de valores. Esta inovação permite evitar erros de contagem manual, melhora a robustez do processo e a transparência da informação e diminui a carga repetitiva da tarefa.

O projeto está atualmente em fase de desenvolvimento e testagem. O drone está a ser programado e construído à luz das necessidades do nosso armazém por um fornecedor. A equipa responsável é composta por elementos da logística interna. Por voo, o drone analisará o stock de embalagens de um corredor do armazém em que o tipo de armazenamento seja manual.