A carregar

Produce.Together

Lançamentos de excelência

1

Luís Coelho, mentor do campo de ação

  1. Lançamento de Excelência

Apresentamos o terceiro campo de ação do Produce.Together: Lançamentos de excelência e os seus cinco principais projetos (TOP5) para 2021

O propósito do campo de ação Lançamentos de Excelência é apresentar ao cliente os melhores produtos no menor espaço de tempo possível. Como? Através de lançamentos com processos robustos e padronizados em todas as fábricas. Os objetivos são a redução dos custos de lançamento, o aumento da ocupação da capacidade de fábrica e o alcance do volume total de produção em 8 semanas.

2
2.

Alexandre Lúcia, líder de projeto e chefe de departamento de ECC - Centro de Competência Eletrónica da Fábrica Piloto, Gestão de Produto e Planeamento

Bot automatiza controlo de modelos pré-série

Para melhorar o controlo de veículos de pré-série, durante um lançamento, está a ser desenvolvido um bot para convergir automaticamente a informação dos sistemas de gestão de peças AVON, COPS e TEVON.

A automação de processos robóticos é a tecnologia que permite configurar software de computadores, ou um “(ro) bot” para interpretar, emitir respostas e comunicar com outros sistemas para executar uma grande variedade de tarefas repetitivas.

«O objetivo é que este bot gere um ficheiro que nos permite seguir todos os desvios ao plano de cada carro na fase de pré-série. Desde a criação da especificação de materiais, até ao CP8.», explica Konrad Brzostowski. Deste modo será possível ter uma sistemática diária padronizada e transparente para que todas as áreas cumpram o prazo em que o carro pré-série deve chegar a CP8 de acordo com a OA 700-3 – “Handling of Deviation Permits”. O cumprimento do prazo de entrega de carros pré-série é um indicador de desempenho-chave da fábrica.

«Esta é uma inovação dentro do Grupo. Foi criado por nós, aqui em Palmela, e já está a ser planeada a extensão da sua aplicação noutras fábricas.», destaca Konrad.

Esta é uma inovação dentro do Grupo. Foi criado por nós, aqui em Palmela, e já está a ser planeada a extensão da sua aplicação noutras fábricas.

Konrad Brzostowski

Formação de produto com realidade virtual

Formação de produto com realidade virtual

1,2,3
1.
This is a disclaimer.

No passado, a formação de colaboradores da fábrica piloto e da montagem para o facelift de um modelo era feita através da documentação do projeto de dados em CAD. O contacto com o produto só acontecia aquando dos primeiros carros de pré-série na linha e a utilização de ferramentas e galgas de montagem não podia ser verificada e afinada antes do início da construção do carro.

Atualmente, a fábrica piloto desenvolveu um programa de qualificação utilizando a tecnologia de realidade virtual. Em ambiente virtual e muito antes dos novos modelos estarem na linha, é possível conhecer o produto e adaptar o manuseamento das ferramentas e galgas.

Lista virtual de peças do veículo

Habitualmente nas fases iniciais do desenvolvimento de um novo modelo, a lista de peças muda frequentemente, dando origem a erros que provocam falhas na construção e atrasam a entrega dos carros na fase de pré-série.

Na fábrica piloto está a ser utilizada uma plataforma digital que permite a verificação virtual de determinadas configurações de veículos. Assim é possível identificar erros nas listas de peças, evitando problemas básicos de fiabilidade de construção.

Esta é uma medida que também se integra na estratégia de transformação digital da nossa fábrica.

Fiabilidade de construção de produto

A verificação da fiabilidade de construção do produto durante um lançamento começa quando os primeiros carros de pré-série estão em linha. A validação pode originar um grande volume de alterações de engenharia no produto e consequentes atrasos nesta fase de lançamento de um novo modelo.

Para melhorar esta situação, a fábrica piloto constrói um veículo com as principais peças de ferramenta final das zonas mais críticas, como o frontend, o rearend e o cockpit. Este modelo é construído antes da entrada do primeiro carro de pré-série na linha de produção. Deste modo, é possível identificar antecipadamente soluções para problemas de construção, garantindo uma maior maturidade de desenvolvimento de produto e processo na fase das pré-séries.

 

 

Processo piloto de validação de conteúdos de pré-série

Através de encomendas virtuais verifica-se a disponibilidade de novo hardware e software para conteúdos e combinações que ainda não tenham sido fisicamente comprovados nos modelos pré-série, antes da aprovação final para a produção em série.

«Com este novo processo no lançamento, conseguimos detetar pontos em aberto, como dados ou peças em falta, antes da aprovação final e assim conseguimos o início de produção de um novo modelo mais estável, evitando perdas de volume, atraso de introdução em mercados e reparações.», explica Konrad Brzostowski.