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Estruturas e processos eficientes
António Costa, mentor do campo de ação, diretor de Finanças e TI e membro do Conselho de Gerência
António Costa, mentor do campo de ação, diretor de Finanças e TI e membro do Conselho de Gerência
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Estruturas e processos eficientes
O propósito deste campo de ação é posicionar as fábricas para o futuro e criar condições para uma cooperação mais eficiente. Como? Através de estruturas padronizadas eficientes e com processos de tomada de decisão mais ágeis e colaborativos num ambiente de trabalho cada vez mais digital.

Fernando Barroso, coordenador de Payroll, gestão de tempos e projetos especiais

Daniel Madrid, responsável do departamento de IT

Carlos Fernandes, especialista de IT
DPP – Digital Production Platform: a evolução
Ainda existem inúmeros processos de produção com intervenção manual. O Grupo Volkswagen tem vindo a desenvolver várias automações de processos, utilizando a plataforma digital de produção (DPP) com casos de aplicação nas suas fábricas. A Volkswagen Autoeuropa está atualmente a trabalhar em cinco novos casos de aplicação e mantém o desenvolvimento do piloto do Road Test Predictor.
Descobre mais sobre o Road Test Predictor aqui
FAF: em tempo real
O fluxo automtizado do finish (FAF) é um sistema de visualização automatizada de carros ao longo do processo de montagem que disponibiliza informação sobre a condição e localização dos mesmos. Através da ligação ao FISeQS é disponibilizada, em tempo real, a informação detalhada para planear fluxos de carros sobre rodas. A priorização dos veículos é objetiva, com base em dados reais e monitorizada online e é possível antecipar problemas de qualidade na linha de produção, conduzindo à resolução dos mesmos de forma mais rápida e eficaz.
Lê aqui o artigo completo.
Shopfloor management
O Sistema DART foi desenvolvido e implementado na fábrica de Chattanooga (EUA) e tem como objetivo a utilização de algoritmos de inteligência artificial. Esta será uma ferramenta muito valiosa para os supervisores e as suas equipas. Irá permitir uma distribuição correta e atempada dos operadores na linha de produção, relacionando dados como: formação, ergonomia, nível de qualificação, turnos, restrições médicas, entre outros.
Manutenção preditiva
O projeto de manutenção preditiva visa a implementação de um equipamento desenvolvido pela Amazon para coleta de dados de equipamentos industriais e envio para a cloud. O Monitron possui cinco sensores (vibração, velocidade, temperatura, rotação e distância). É possível consultar os dados e criar relatórios através de uma aplicação disponibilizada para telemóvel, sendo plug and play, vem pronto para utilização com o mínimo de instalação.
Controlo de frota logística
Na nossa fábrica existem múltiplas soluções de vários fabricantes para veículos logísticos autónomos (AGV – Automated Guided Vehicles) que não conseguem “falar” entre si. Este projeto tem como objetivo criar uma plataforma que permite integrar todas as diferentes soluções de modo a que possam comunicar entre si e partilhar informação sobre a sua localização, estado de bateria, velocidade e diagnostico geral de funcionamento.

André Pinho e Jorge Paulino, especialistas de IT

A Bot Factory
A nossa empresa tem vários processos indiretos com elevada carga burocrática e repetitivos com potencial de automação. Em 2019/2020 foi implementada a RPA Community na Volkswagen Autoeuropa, com representantes de todas as áreas e que reúne periodicamente para recolha de novas ideias e analise dos resultados, e em 2020 introduzido o primeiro BOT.
O que é um bot?
Um bot, diminutivo de robot, é um software concebido para executar ações humanas repetitivas. Também conhecido como RPA (Robot Process Automation) é uma ferramenta de apoio a tarefas rotineiras, normalmente de grande volume, onde o processo é feito sempre da mesma forma e que não carece de análise humana, podendo em algumas situações ser dotado de alguma inteligência artificial.
O bot tem a capacidade de interagir com diferentes aplicações (Office, Internet/Intranet, SAP), ler ficheiros PDF ou imagens, ler e escrever em bases de dados, entre outras funcionalidades. É de rápida implementação, permite libertar tempo para execução de tarefas de maior valor acrescentado e reduzir o erro humano, muito comum em tarefas repetitivas e de grande volume.
Atualmente estão implementados 5 bots na área das Prensas, 6 na área das Finanças e 1 na Engenharia Industrial e Lean Management. E já se encontram novos em desenvolvimento. Por exemplo, os bots das Prensas recolhem certificados de qualidade nas páginas dos fabricantes e em um email especifico e inserem-nos num sistema das Prensas, mas temos outros bots que leem emails e guardam os anexos de acordo com a sua natureza, que validam números de contribuinte em transações intercomunitárias ou que recolhem informação financeira.
Quais as suas vantagens?
A principal mais valia destes projetos é essencialmente a eliminação de atividades repetitivas, de grande volume e dispendiosas em tempo. O valor acrescentado de uma função não está na preparação de dados (p.e. copiar dados de diferentes sistemas, cruzar valores, realizar gráficos, entre outros), mas sim na sua análise e subsequentes tomadas de decisão. Após o primeiro ano de vida os benefícios superaram o investimento feito.
O futuro
Estão a ser criados projetos nas áreas da Logística, Qualidade e Engenharia Industrial, mas existe um portfolio relativamente extenso com muitas ideias em diferentes âmbitos fruto do trabalho da RPA Community que integra representantes de todas as áreas da fábrica.
Otimização de estruturas indiretas
Esta iniciativa de caráter global pressupõe um desafio com o objetivo de otimizar das estruturas indiretas em termos de padronização, eficiência e produtividade para permitir a manutenção da posição competitiva das diferentes fábricas do Grupo Volkswagen, fundamental no cenário de transformação tecnológica do setor automóvel.
O trabalho desenvolvido e ainda a desenvolver neste âmbito na Volkswagen Autoeuropa baseia-se numa forte colaboração entre todas as áreas da fábrica focada em análises dos diferentes processos da empresa e na identificação de potenciais de uniformização, simplificação e agilidade.
Em junho deste ano ficou concluída a 1.ª etapa e em setembro deu-se início à 2.ª etapa que será levada a cabo até meados do próximo ano, a qual inclui um projeto piloto conjunto com a casa-mãe, em Wolfsburg, na Alemanha, até dezembro deste ano onde será analisada a eliminação de potenciais redundâncias entre diferentes entidades.
Os resultados atingidos até ao momento e o compromisso de todos os envolvidos relativo ao caminho ainda por fazer permitem-nos acreditar que os objetivos deste ano poderão ser alcançados neste desafio.

Carlos Edgar Lopes, especialista de IT
Áreas de serviços com ponto único de contacto online
Hoje em dia diversas áreas prestam serviços de apoio a toda a organização. Por norma o cliente interno tem de ligar para vários números de telefone, preencher formulários ou enviar emails, de acordo com quem presta o serviço. O processo é complexo, a informação está dispersa, consome muito tempo ao cliente e ao prestador de serviço. Adicionalmente, não permite o correto acompanhamento de pedidos abertos, avaliação de satisfação dos serviços ou uma correta análise de resolução de problemas.
Assim, o objetivo é criar um único ponto de contacto online entre os prestadores de serviços e clientes internos, à semelhança do que já acontece com os serviços dos departamentos de Tecnologias da Informação e Infraestruturas e Ambiente. Alguns serviços das áreas de Finanças e Recursos Humanos, poderão ser os próximos a estar disponíveis neste portal, que utiliza as aplicações JIRA (como ferramenta de contacto) e CONFLUENCE (base de dados de gestão de conhecimento) como ponto único de interação entre os colaboradores da empresa e os diversos departamentos prestadores de serviços.
Como exemplo, a partir de outubro, o pedido de acesso ao sistema CATS (Formulário DF-F-S050), atualmente em papel e entregue por correio interno, email ou em mão, já poderá ser feito através do Portal – Service Desk. O processo será semelhante a outros pedidos de acesso a sistemas para o Helpdesk já disponíveis na Intranet – Service Desk.
Diogo Graça, especialista de logística
Big data da logística
Diariamente a área de Logística gere gigabites de informação de vários sistemas e bases de dados. Para reduzir a complexidade da consulta e análise dos dados logísticos está a ser utilizada uma ferramenta que agrega a informação em forma de um painel de controle. Ainda em fase de afinações pela equipa do planeamento logístico e material handling, esta ferramenta ajuda a equipa a identificar potenciais de otimização em todo o sistema logístico.
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