Política avaliação desempenho | Operadores
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Política avaliação desempenho | Operadores
Objetivo
A avaliação de desempenho tem como objetivo avaliar o desempenho individual ao longo do ano.
É uma ferramenta utilizada para melhorar o desempenho individual através de um feedback adequado, e permite identificar os pontos fortes e oportunidades de melhoria dos colaboradores.
O resultado da avaliação de desempenho contribui com 50% para o pagamento do prémio de objetivos (SQ-DRH-D-P060).
Princípios gerais
O processo de avaliação de desempenho atualmente em vigor na Volkswagen Autoeuropa é uma avaliação a 90º.
A avaliação de desempenho de um operador é o resultado da avaliação de competências.
Conceitos básicos
A avaliação do desempenho comportamental é avaliada em 5 competências:
- 1. Produtividade
- 2. Qualidade do trabalho
- 3. Segurança e organização do posto de trabalho
- 4. Trabalho em equipa
- 5. Integridade e conformidade
Durante o feedback sobre a competência integridade e conformidade (avaliação final) deve existir um diálogo aberto e honesto entre o superior hierárquico e o colaborador, onde são relembrados os conceitos de Integridade e Conformidade e o superior
hierárquico terá disponível um guião standard com perguntas que servirão de suporte para ajudar na avaliação da I&C (Anexo A).
Se o nível de desempenho no critério de integridade e conformidade for avaliado como Não Satisfaz é obrigatório o superior hierárquico registar no campo destinado aos comentários informação adicional e justificativa no que se refere à avaliação dada neste critério.A escala para avaliar as 5 competências:
- Não satisfaz = 0%
- Satisfaz = 10%
- Satisfaz plenamente = 20%
As 5 competências têm o mesmo peso para o resultado final
Do resultado da avaliação obtido em cada uma das 5 competências obtém-se o resultado final da avaliação de competências.50% do prémio de objetivos de cada operador depende do resultado final da sua avaliação de desempenho individual.
Processo
Os Supervisores avaliam individualmente cada um dos operadores.
No caso de um operador mudar de departamento no ano da avaliação, esta é feita pela chefia onde desempenhou por um período mais longo as suas funções, mas sempre com pedido de feedback de todas as chefias onde desempenhou funções no ano da avaliação.
A avaliação de desempenho deve ocorrer nos prazos definidos pelo Departamento de Compensação dos Recursos Humanos:
Chefia (nível de supervisor) faz a avaliação intermédia do operador e marca reunião com o mesmo para fornecer feedback sobre as 5 competências avaliadas.
Chefia (supervisor) e operador assinam o feedback intermédio no sistema de avaliação de desempenho (ou nos formatos específicos, caso o sistema esteja indisponível);Chefia (nível de supervisor) faz a avaliação final de competências
e marca reunião com o operador para dar feedback. A avaliação final é registada e assinada por ambos no sistema de avaliação de desempenho (ou nos formatos específicos, caso o sistema esteja indisponível). Caso o operador opte por não
concordar com o resultado da sua avaliação final é iniciado o fluxo de reclamação.
Neste caso o Manager da área (Chefe de Divisão/Departamento) deve marcar uma reunião com o Departamento de Compensação dos Recursos Humanos, e sempre que o colaborador o pretenda um representante da Comissão de Trabalhadores será envolvido. O Diretor de Área apresentará a decisão final ao especialista no espaço de 15 dias e o fluxo de reclamação fica fechado com a decisão do Diretor da Área.
Feedback
O feedback contínuo é uma ação valiosa para uma boa gestão da motivação dos colaboradores e permite melhorar o desempenho dos mesmos, por isso deve ser encarado como uma tarefa contínua e não apenas nos períodos indicados em cima.
Durante a avaliação deve ser tida uma conversa aberta e honesta entre o superior hierárquico direto (nível supervisor) e o colaborador, no sentido de existir um diálogo de abertura, na ótica de desenvolvimento.
Estas alterações aplicam-se com efeitos a 1 de janeiro de 2022
Orientações para avaliar o critério de Integridade e Conformidade
Conceitos
1.1 Integridade
Agir com integridade significa:
- Respeito mútuo
- Transparência
- Responsabilização
- Motivação e Incentivos para o comportamento honesto de todos
- Falar abertamente
- Regras e processos simples e claros
- Identificar os riscos e procurar mitigá-los
Limites e responsabilização para todos os níveis hierárquicos
Nós atuamos com integridade quando …
Apresentamos de forma corajosa e sincera o nosso ponto de vista e o
defendemos.
Perguntas orientadoras:
- Dizes que “não” quando acreditas que uma certa decisão não está certa?
- Desenterras a verdade ou varres os problemas para debaixo do tapete?
- Lembras-te de alguma situação em que esta questão se colocou no teu ambiente de trabalho?
Abordamos abertamente questões críticas e contribuímos com soluções construtivas.
Perguntas orientadoras:
- Evitas discussões ou abordas abertamente questões críticas para encontrares
soluções? - Costumas esforçar-te ou deixas passar, para teres menos trabalho e problemas?
- Lembras-te de alguma situação concreta em que identificaste uma questão, ou
um desvio e depois contribuíste para arranjar uma solução?
Agimos de forma responsável e confiável
Perguntas orientadoras:
- Consideras que és um colaborador que cumpre as regras, mesmo quando não há qualquer controlo, ou ninguém está a olhar?
- De que forma demonstras que és um colaborador em quem se pode confiar?
Identificamos riscos nas nossas próprias áreas de responsabilidade, tornando-os transparentes e iniciando mudanças.
Perguntas orientadoras:
- Consideras-te um colaborador que enfrenta os riscos que surgem ao seu redor
quando os vês? - Tens coragem de tornar transparentes os riscos do teu trabalho e iniciar
mudanças?
Tomamos decisões no melhor interesse da empresa, considerando o seu impacto na perceção do público.
Perguntas orientadoras:
- Podes dar algum exemplo de que forma é que como colaboradores
contribuímos para o bem da empresa? - Nas tuas tomadas de decisão tens em conta o impacto das mesmas no exterior,
na perceção do publico em geral?
Conformidade
Significa seguir tanto a lei como as regras aplicáveis em todo o grupo Volkswagen, particularmente atuar com respeito pela legislação e os regulamentos em vigor (principalmente o Código de Conduta), e cumprir os deveres acordados no seu contrato de trabalho.
O que significa estar em conformidade?
Estar de acordo com a lei, com as políticas internas e com os teus compromissos pessoais
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