Inovação em produção: Prensas em 1.º lugar
Março 2025
Texto: Vânia Guerreiro (AGK1)
A equipa de Prensas brilhou na final do Prémio K-RPP 2024, arrecadando o 1.º lugar na categoria "smart solutions". A cerimónia, realizada em Wolfsburg, premiou as melhores iniciativas de produção do Grupo Volkswagen. Este é mais um reconhecimento que reforça a excelência técnica e a capacidade de inovação das equipas da Volkswagen Autoeuropa.
Scroll para ler
-
Inovação em produção: Prensas em 1.º lugar
"Na final, falou-se português!"
António Cabrita, José Barrocas, Cláudia Mestre e Manuel Ribeiro com algumas das peças de fibra de carbono contínua que deram a vitória a Palmela.
N
o âmbito do “Rollout Programm Produktion” (K-RPP), no dia 6 de março foram premiadas as melhores iniciativas entre as muitas ideias com potencial de poupança e implementação na produção. O Prémio K-RPP 2024 foi atribuído em duas categorias: por um lado, a categoria "smart solutions", que distingue a melhor tecnologia do ano com potencial de implementação, e por outro, a categoria "simple is more", que premeia a melhor medida implementável com elevado potencial de redução ou eliminação de processos. Nas palavras de António Cabrita, diretor de Prensas, “na final falou-se em português”. Este ano, os prémios foram atribuídos, na categoria "smart solutions", à Volkswagen Autoeuropa, pelo processo de impressão 3D com fibra de carbono contínua, e na categoria "simple is more", à América do Sul, pela tecnologia de corte duplo dois-em-um utilizada na estampagem de chapas metálicas. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no TechHub de Wolfsburg e foi transmitida por webcast para 26 localizações das marcas AUDI, SKODA, SEAT, VW PKW e VW Veículos Comerciais. Das marcas e regiões foram submetidas 52 medidas K-RPP. A partir destas, os locais selecionaram 19 medidas TOP e escolheram os melhores projetos. Christian Vollmer, membro do Membro do Conselho de Administração da Volkswagen para Produção e Logística e Membro do Conselho Executivo do Grupo Volkswagen, sublinhou: "Este é um dos programas mais importantes para aumentar a eficiência. Com base nele, devemos continuar a impulsionar a implementação de ideias em todos os grupos de marcas e regiões. A nossa dimensão oferece enormes oportunidades para iniciativas como esta. Fico sempre impressionado com a diversidade das iniciativas e dos avanços tecnológicos de todas as marcas e fábricas. A redução ou eliminação de esforços permite-nos alcançar rapidamente grandes poupanças. Replicar medidas entre as fábricas gera um elevado potencial de popuança para a nossa empresa, uma vez que as fábricas se conectam ativamente e copiam as melhores práticas umas das outras. Esta disposição para pensar e agir com foco na implementação é o que nos torna bem-sucedidos."
-
Uma cerimónia de sucesso com os vencedores (da esquerda para a direita): Danilo Greco, Holger Heitmann, Steffen Reiche, Andreas Dick, Steffi Badur, Christian Vollmer, Thiago Rovaron, Markus Haupt, António Cabrita, Agnes Ramme, Felix Oliva Oliva e Jürgen Mahnkopf.
-
Uma cerimónia de sucesso com os vencedores (da esquerda para a direita): Danilo Greco, Holger Heitmann, Steffen Reiche, Andreas Dick, Steffi Badur, Christian Vollmer, Thiago Rovaron, Markus Haupt, António Cabrita, Agnes Ramme, Felix Oliva Oliva e Jürgen Mahnkopf.
-
O K-RPP é um dos programas mais importantes para a produção e logística no que toca à partilha e implementação de medidas. Em 2024, com um crescimento significativo no valor gerado, foi atingido o objetivo anual de 60 milhões de euros. Para 2025, o desafio mantém-se num nível semelhante. O objetivo do programa é aproveitar sinergias, evitar redundâncias e aumentar a competitividade do Grupo Volkswagen. O Prémio K-RPP tem como propósito divulgar todas as iniciativas na área da produção do Grupo Volkswagen e apoia ativamente o lema "desenvolver uma vez – copiar e implementar globalmente".
-
O K-RPP é um dos programas mais importantes para a produção e logística no que toca à partilha e implementação de medidas. Em 2024, com um crescimento significativo no valor gerado, foi atingido o objetivo anual de 60 milhões de euros. Para 2025, o desafio mantém-se num nível semelhante. O objetivo do programa é aproveitar sinergias, evitar redundâncias e aumentar a competitividade do Grupo Volkswagen. O Prémio K-RPP tem como propósito divulgar todas as iniciativas na área da produção do Grupo Volkswagen e apoia ativamente o lema "desenvolver uma vez – copiar e implementar globalmente".
-
Dr. Vollmer verifica o peso do elevador de peça que trabalha dentro de uma ferramenta de estampagem e leva (para mostrar à plateia) um dispositivo protótipo pedido pela fábrica de Anchieta (Brasil) para teste desta tecnologia.
-
Dr. Vollmer verifica o peso do elevador de peça que trabalha dentro de uma ferramenta de estampagem e leva (para mostrar à plateia) um dispositivo protótipo pedido pela fábrica de Anchieta (Brasil) para teste desta tecnologia.
Impressão 3D em fibra de carbono contínua
Ativa o som do vídeo
Em 2023, a UNCC recebeu o 2.º lugar com o projeto de melhoria da caixa elétrica que permite fazer o controlo das ferramentas de estampagem, mas ainda não havia atribuição de prémio por categoria.
Social Media