A carregar

Modernização

O novo edifício da ETARI

As obras da Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais continuam a avançar de forma consistente. Se antes do shutdown já se viam os pilares erguidos, agora no regresso já é possível observar a estrutura de fachada do edifício principal.

  1. O novo edifício da ETARI

Um dos marcos mais significativos no desenvolvimento da ETARI foi o início da instalação do processo. Durante o período de shutdown, foram instalados os depósitos de receção na cave, um passo essencial para a estruturação do sistema. No final de agosto, a obra continuou com a instalação dos depósitos das linhas de armazenamento no piso principal. Este avanço é fundamental para que seja possível iniciar os primeiros testes do processo de tratamento dos efluentes no início de outubro, preparando o terreno para a operação completa da ETARI.

No que diz respeito aos trabalhos de obra civil, estão a ser finalizados os trabalhos na cobertura e no revestimento da fachada do edifício, o que garantirá a proteção e a durabilidade da estrutura. Nas próximas semanas, vão iniciar os trabalhos de urbanização do espaço, que incluirão a criação de lancis, passeios, vedação e a colocação de asfalto.

Durante o shutdown, outro avanço importante foi a conclusão da construção do pipe-rack (caminho de tubos), que servirá para transportar o afluente das demais linhas de tratamento até à nova ETARI, garantindo a integração eficiente do sistema.

A sustentabilidade é também uma prioridade no desenvolvimento da ETARI, e um passo importante nessa direção será dado em setembro, com o início da instalação dos painéis fotovoltaicos. Esta será a primeira instalação deste tipo na fábrica, marcando um avanço significativo na adoção de fontes de energia renováveis.

Todos estes esforços estão alinhados com a meta de iniciar a operação plena da ETARI a 1 de janeiro de 2025.