A estratégia ibérica
do Grupo Volkswagen
do Grupo Volkswagen
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A estratégia ibérica do Grupo Volkswagen
Com a nova estratégia «New Auto», a Volkswagen traçou uma meta tecnológica que prevê a redução significativa da complexidade e dos custos das baterias para que o carro elétrico seja mais atrativo e acessível ao maior número de pessoas possível.
O Grupo quer assegurar a sua capacidade de resposta ao aumento de procura de baterias a partir de 2025. Por isso, a infraestrutura é o fator de sucesso para maximizar a estratégica de eletrificação do Grupo.
A Volkswagen lidera a expansão global de uma rede de carregamento rápido dos veículos. E é na Península Ibérica que já se firmou uma das três parcerias estratégias para o território europeu.
Palmela
5282 colaboradores
— T-Roc
— Sharan
— SEAT Alhambra
Martorell, Barcelona, El Prat de Llobregat
12.607 | 1516 | 1022 colaboradores
— SEAT | CUPRA Leon
— SEAT Ibiza
— SEAT Arona
— SEAT | CUPRA Ateca
— CUPRA Formentor
— Audi A1
— Componentes
Navarra
4867 colaboradores
— Polo
— T-Cross
— Taigo
Número de fornecedores nossos localizados em Portugal e Espanha
Peças exportadas de Palmela para a região ibérica
O Grupo Volkswagen identificou três fatores de sucesso no novo mundo da mobilidade elétrica: tecnologia de baterias, infraestrutura de carregamento e serviços de energia. Por isso, a energia será uma das principais competências do Grupo em 2030.
Está prevista a criação de um circuito fechado na cadeia de valor da bateria como a forma mais sustentável e económica de construir baterias. Por isso, o Grupo está a desenvolver competências na produção de baterias e redução da sua complexidade. Nesse sentido, está a conceber um formato de célula de bateria unificada com uma redução de custo até 50% e 80% até 2030. Seis gigafábricas na Europa com uma capacidade de produção total de 240 gigawatts-hora até 2030 vão garantir o fornecimento de baterias ao mercado da mobilidade elétrica.
Como localização para a terceira gigafábrica, Espanha torna-se um pilar estratégico da eletrificação do Grupo, que quer estabelecer toda a cadeia de valor da mobilidade elétrica no país, incluindo a produção de veículos elétricos, bem como os seus componentes. Esta fábrica de baterias deve assegurar o fornecimento das mesmas para a produção do veículo Small BEV (pequenos veículos elétricos a bateria) também em Espanha, prevista a partir de 2025.
A Volkswagen lidera igualmente a expansão global de uma rede pública de carregamento elétrico, com parcerias estratégicas com a BP na Alemanha e com a Iberdrola, em Espanha.
Uma cadeia de fornecimento de baterias controlada irá permitir-nos dominar a maior fatia de custos, oferecer as melhores e mais sustentáveis baterias aos nossos clientes e garantir o sucesso do BEV. Os BEV vão tornar-se bancos de energia de carregamento bidirecional.
Thomas Schmall
CEO do Grupo Componentes
Eletrificação
acelera em Espanha
A SEAT, a Iberdrola e a Volkswagen Group España Distribución reforçam a sua estratégia de eletrificação da mobilidade em Espanha através desta nova cooperação.
Espanha ganha assim uma posição de liderança na indústria automóvel e promove o desenvolvimento da mobilidade sustentável na Europa. Um fator chave para o desenvolvimento da mobilidade elétrica é a expansão da infraestrutura de carregamento com pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos ao longo das principais vias da rede rodoviária espanhola.
Além disso, o uso será estendido às unidades de produção e concessionárias SEAT e Volkswagen. Os pontos de carregamento da Iberdrola também devem ser integrados aos sistemas de navegação dos veículos elétricos. As soluções de carregamento da Iberdrola para veículos elétricos também serão anunciadas aos concessionários SEAT. A Iberdrola já instalou 140 pontos de carregamento na Seat em Martorell, tanto para uso privado como público.
A mobilidade elétrica é cada vez mais importante e a procura por estações de carregamento e eletricidade limpa está a aumentar. Por isso, é crucial construir uma infraestrutura de carregamento coesa em toda a Europa. Espanha desempenha um papel importante e a Volkswagen gostaria contribuir decisivamente para o avanço da mobilidade elétrica livre de emissões neste país. A Iberdrola é o parceiro estratégico perfeito - especialmente no que diz respeito à expansão dos pontos de carregamento rápido. A empresa está no bom caminho para a geração de eletricidade totalmente livre de CO2: em Espanha, 90% da eletricidade já vem de fontes de energia renováveis.
Herbert Diess
CEO do Grupo Volkswagen
Concessionários sustentáveis, projetos de inovação e fornecimento de energia verde
O objetivo da estratégia de eletrificação do setor automóvel é usar 100% de energia renovável na cadeia de abastecimento de veículos elétricos. Todos os parceiros avaliarão diferentes abordagens para reduzir as emissões de CO2 nos locais de produção e nas concessionárias Seat e Volkswagen em Espanha.
CUPRA tem um futuro elétrico
A SEAT e a CUPRA colocaram no mercado um total de cinco novos modelos híbridos elétricos e plug-in. Com a SEAT MÓ, a empresa também criou uma nova marca totalmente voltada para a mobilidade urbana sustentável e também oferece e-scooters e motocicletas. Até 2025, a SEAT vai investir cerca de cinco bilhões de euros em novos projetos de pesquisa e desenvolvimento para a eletrificação da gama de veículos, bem como em equipamentos e sistemas nas unidades de produção.
Acelerando a mobilidade elétrica nos transportes
A Iberdrola defende a eletrificação nos transportes como parte da sua estratégia de transição, que é vista como uma importante alavanca para a redução das emissões nas cidades e para a recuperação ecológica no mundo pós-COVID-19. A empresa está a desenvolver um plano de mobilidade sustentável com investimentos de 150 milhões de euros para intensificar a expansão dos pontos de carregamento dos veículos elétricos. Como parte dessa iniciativa, quase 150.000 estações de recarga para veículos elétricos serão instaladas em propriedades residenciais e comerciais, bem como em vias públicas, nos próximos cinco anos. Ao expandir os pontos de carregamento em autoestradas e ligações rodoviárias importantes, são priorizadas as estações de carregamento ultrarrápidas (350 kW), super rápidas (150 kW) e rápidas (50 kW).